Convidados


Kanavillil Rajagopalan ( Rajan ) é Professor Titular na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Lingüística (Universidade de Delhi). Fez Diploma em Lingüística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É Doutor em Lingüística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou 5 livros e colaborou com Yves Lacoste na publicação da edição brasileira do livro A Geopolítica do Inglês (Parábola, 2005) e publicou mais de 400 textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, resumos, capítulos de livros, e textos em anais de congressos). Contribuiu verbetes/capítulos para enciclopédias. Em dezembro de 2006, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz." (Texto informado pelo autor).


Rodrigo Rosso MarquesProfessor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atua no Departamento de Artes e Libras - DAL. Surdo, fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Graduado em Pedagogia - Habilitação Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Especial pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Pós Graduado em Metodologia do Ensino: a Prática Multidisciplinar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação - políticas inclusivas e surdo - educação - inclusão - Língua de Sinais. Atuou como tradutor e ator do Exame Nacional de Proficiência em Libras (2006, 2007, 2008 e 2009), das provas de vestibular da UFSC e do Ambiente Virtual do Curso de Letras Libras da UFSC. Desenvolveu o Projeto de Curso de Especialização na Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - UNESC, em duas modalidades: presencial e à distância. (Texto informado pelo autor).

Eni Orlandi - Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes(1976). Foi docente na USP de 1967 a 1979, onde ensinou Filologia Românica, Lingüística, Sociolinguística e Análise do Discurso Pedagógico. De 1971 a 1974 ministrou a disciplina de análise de discurso no curso de especialização em tradução na PUC/Campinas. Atuou como docente do Departamento de Lingüística do IEL, na Unicamp, de 1979 a 2002. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, professora e coordenadora do mestrado em Linguagem e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí e professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, lingüística, epistemologia da linguagem e jornalismo científico. É pesquisadora 1A do CNPq. (Texto informado pelo autor).

Gunter Karl Pressler - Professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Pará. Pós-doutorado pelas Universidades de Osnabrück e Constança/Alemanha (2004/2005) com bolsa da CAPES. Doutor pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1995) com uma tese sobre a recepção de Walter Benjamin no Brasil (livro publ. 2006); Mestre pelo Instituto da História da Literatura e Língua Alemã da Universidade de Munique: Ludwig-Maximilians-Universität München (1985) com um estudo sobre a filosofia da linguagem em W.Benjamin (livro publ. 1992). Atuando nas Linhas de Pesquisa: História e Recepção da Literatura (Brasileira), Literatura da Amazônia e Literatura dos Viajantes e enfocando os seguintes temas: Walter Benjamin, Dalcídio Jurandir, Teoria da Recepção e Narratologia. Publicações mais recentes em revistas e/ou livros: "O Maior Romancista da Amazônia - Dalcídio Jurandir - e o Mundo do Arquipélago de Marajó" (São Paulo, 2010; Berlim, 2010), "Benjamin in der Perspektive der Konkreten Poesie (Brasilien)" (Pisa/Roma, 2009). (Texto informado pelo autor).
Currículo Lattes

Nenhum comentário:

Postar um comentário