A cidade de Macapá e seus pontos turísticos

Atravessar a linha do Equador e passear pelo hemisfério Norte, explorar a Floresta Amazônica, nadar ou pescar no poderoso Amazonas, quem sabe surfar a pororoca? Macapá possui tudo isso e um pouco mais. Desde a riqueza cultural dos povos indígenas e o patrimônio histórico, cujo carro-chefe é, sem dúvida, a imensa Fortaleza de São José, construída no século XVIII e a Vila do Curiaú, antigo quilombo que se mantém como comunidade negra.
1-         Localização:   
A cidade de Macapá é a capital do Estado do Amapá situada na região norte do Brasil, à margem esquerda do maior rio do mundo, o Rio Amazonas.

      2-      Clima:
O clima é equatorial quente-úmido, com temperatura máxima entre 32,6°C e a mínima entre 20°C. A sensação térmica no verão pode passar dos 45ºC. As chuvas ocorrem nos meses de dezembro a agosto, não chegando a atingir 3.000 mm. A estação das secas se inicia no mês de setembro e vai até meados de dezembro, quando se registram as temperaturas mais altas.

      3-      Cultura:
A cultura de Macapá tem influências indígenas, africanas e européias que se mesclam, formando um caldeirão de culturas refletidas na culinária, na música e em diversas manifestações folclóricas. Como, por exemplo, o Marabaixo. A festa do Marabaixo começa no domingo de Páscoa e dura meses. O ponto alto da festa acontece no começo de novembro, com o Encontro dos Tambores, em Macapá. Durante quatro dias, as pessoas cantam e dançam o marabaixo. Para garantir a energia dos dançarinos, é servida uma bebida chamada de gengibirra, que é feita de gengibre ralado, cachaça e açúcar.
4-      Culinária:
Os pratos típicos para degustação são: tucunaré frito, camarão no bafo, açaí, tacacá, vatapá, maniçoba (conhecida como "feijoada amazônica", feita com as folhas da mandioca-brava, carne bovina e de porco). E isso é só pra começar.

5-      Pontos turísticos:
A capital do meio do mundo possui pontos turísticos que revelam um pouco da história, cultura e religiosidade de pessoas que sabem preservar e divulgar os seus valores. Os principais pontos turísticos da capital são:


FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

Localizada às margens do rio amazonas é a maior referência histórica cultural do Estado do Amapá. É Patrimônio Histórico Nacional tombado em 1950, pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). - Rua Cândido Mendes – Centro

- Horário de Visitação: diariamente (exceto às segundas-feiras) de 09:00 às 18:00.

TEATRO DAS BACABEIRAS
Com uma beleza arquitetônica moderna, possuindo em seu ambiente 703 poltronas, sala de dança, imagem e som, camarins individuais e coletivos, projetores de filmes, tela panorâmica e um palco moderno. É onde se podem demonstrar algumas das manifestações artísticas e culturais do Estado do Amapá.
- Rua Cândido Mendes s/n, Centro.
- Horários de Visitação: de 08:00 às 12:00 / de 14:00 às 18:00

TRAPICHE ELIEZER LEVY


Um antigo atracadouro de barcos, que por muito tempo foi o ponto de chegada e saída da cidade. Localiza-se em frente da cidade no complexo beira rio. Possui quase 400 metros de comprimento, um restaurante, uma sorveteria, uma praça e um bondinho elétrico que serve como condução no trapiche. 

- Avenida Beira Rio
- Horário de Visitação: diariamente das 08:00 às 22:00.

MUSEU SACACA
Local onde reproduzem as habitações de varias etnias indígenas, caboclos ribeirinhos, castanheiros. O Museu transmite a comunidade os trabalhos desenvolvidos pelo Governo do Estado, através do Instituto de Pesquisa Cientificas e Tecnológicas do Amapá - IEPA. E uma forma de transmitir informações sobre os avanços tecnológicos que venham contribuir para uma melhor qualidade de vida. - Avenida Feliciano Coelho, 1509 – Bairro do Trem. - Horário de Visitação: de Terça a Domingo, das 08:00 às 18:00.

MARCO ZERO DO EQUADOR
O Marco Zero do Equador é um monumento que está localizado aproximadamente a 4 km da fortaleza de São José de Macapá, no hemisfério norte; cerca de 17 Km do porto de Santana, no hemisfério sul e a 2 Km do centro de Macapá. Neste monumento ocorre o Equinócio fenômeno em que os raios do sol, incidem diretamente sobre a linha do Equador. Nessa ocasião, o dia e a noite tem a mesma duração em todo o planeta. Ocorre no mês de março no dia 20 ou 21, Equinócio da Primavera, que em Macapá coincide com o período das chuvas, e no dia 22 ou 23 do mês de setembro, Equinócio de Outono, que para nós corresponde à estação do verão.
- Rodovia JK, Km 02 – Bairro do Zerão - Horário de Visitação: diariamente das 08:00 h às 20:00 h.

VILA DO CURIAÚ
Distante a 8 km de Macapá, é formada por dois pequenos núcleos populacionais "Curiaú de Dentro e Curiaú de Fora". Constitui-se em uma das raras comunidades negras existentes no País. O Curiaú é também uma área de preservação ambiental (APA), que tem como objetivo a proteção e conservação dos recursos naturais e ambientais da região.

PRAIA DA FAZENDINHA
Localizada a 16 km de Macapá, banhada pelo rio Amazonas, oferece aos banhistas uma bela paisagem, uma rede de bares e restaurantes com os mais variados pratos típicos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário